Programa de economia circular Green Grease: a solução para a sua empresa

A inovação e a consciência ambiental nas empresas podem andar de mãos dadas através de programas que permitam uma maior sinergia entre o crescimento dos negócios e a gestão mais sustentável de cada empresa.

Sabe que, por ano, cerca de 35 mil toneladas de óleo alimentar usado vão para o esgoto em Portugal? E que, devido a esta quantidade, as ETARS gastam cerca de 300 milhões de euros por ano para o remover das águas?

Para solucionar este problema ambiental, que também acaba por ser económico pelo peso financeiro considerável que tem para os municípios, surge o Programa de economia circular Green Grease! Mas o que é e como funciona este programa de inovação nas empresas? Por quem é desenvolvido? Quais os seus benefícios? Neste artigo damos a resposta a todas estas questões.

O que é o Programa de economia circular Green Grease e como funciona?

As questões ambientais que cada vez mais são alvo de atenção nos meios de comunicação social, organizações e empresas e a problemática dos óleos alimentares usados faz parte do conjunto dessas questões.

A ZERO estima que cerca de 58 mil toneladas de resíduos – que derivam deviam do setor industrial (6%), doméstico (25%) e do canal HORECA (69%) –  deveriam ser valorizados. Porém, e fazendo referência a dados da APA, a ZERO indica que apenas se recolhem 23 mil toneladas, o que significa que, e como referimos anteriormente, as restantes 35 mil toneladas ficam nos coletores de águas residuais.

Há um número crescente de pessoas que se preocupam com este tema e optam por novas soluções de consumo sustentáveis. É por isso que várias empresas e marcas têm alterado os seus modelos de negócio e os seus produtos para ir ao encontro desta crescente exigência através de uma estratégia de responsabilidade ambiental, onde a inovação e a sustentabilidade estão presentes.

Sabe que pode dar o seu primeiro passo nesta mudança do nosso lado?

 

O que é o programa Green Grease?

A EcoX, entidade que criou uma tecnologia patenteada pela Universidade de Coimbra que converte os óleos vegetais usados em detergentes ecológicos de elevada biodegradabilidade, em parceria com a Mistolin Solutions e a Mistolin Pro defende que também o setor profissional pode fazer a diferença! Para isso desenvolveu o programa de economia circular Green Grease.

O programa de economia circular Green Grease é uma iniciativa que transforma os óleos alimentares usados em detergentes ecológicos, tendo em conta a dinâmica da economia circular.

Esta “fórmula” acaba por solucionar dois problemas diários de vários estabelecimentos profissionais: a transformação dos seus resíduos e o fornecimento de um produto de primeira necessidade, os detergentes ecológicos profissionais. Isto faz com que este projeto seja pioneiro a nível mundial a fazê-lo e a prova real de que os princípios de Economia Circular podem integrar um modelo de negócio rentável a toda a cadeia de valor.

É um movimento inovador que pretende ser uma inspiração para iniciativas futuras de âmbito global nas áreas da ecologia, reciclagem e valorização dos recursos.

 

Mas como funciona?

Da entrega à produção, passando pela transformação e terminando na retribuição e partilha, o processo do programa de economia circular Green Grease é um trabalho diário por vários colaboradores que garantem a sua inovação e eficácia contínuas.

Saiba como a mudança da sua empresa pode começar e conheça todas as etapas:

  1. Recolha: Retiramos o óleo alimentar usado de estabelecimentos participantes;
  2. Transformação: Filtramos e purificamos o óleo para retirar sujidades pelo uso;
  3. Produção: Produzimos detergente ecológico altamente biodegradável e de qualidade;
  4. Retribuição: Convertemos o valor do seu óleo em descontos nos nossos detergentes ecológicos;
  5. Partilha: Partilhamos nas nossas redes sociais e com os nossos colaboradores o orgulho que temos em tê-lo do nosso lado.

E quais são as vantagens?

A junção da inovação e tecnologia desenvolvidas no programa de economia circular Green Grease resulta em várias vantagens não só para o ambiente como também para a sua empresa!

A nível ambiental, para além de diminuir a contaminação dos lençóis freáticos e a quantidade de óleos e gorduras nas águas residuais e de permitir dar vida a novos produtos, este programa de economia circular reduz a dependência de combustíveis fósseis e preserva os recursos naturais.

E para si, quais são os benefícios?

  • Contrapartida financeira: damos valor a cada litro de óleo que recolhemos;
  • Solução ecológica: este é um programa pensado para Restaurantes, Municípios, Hotelaria, IPSS e Escolas;
  • Recolha regular de óleo: Garantimos a recolha através de parceiros qualificados com cumprimento dos requisitos legais (certificações, e-gar,…);
  • Certificação garantida: atribuímos o Selo Ecológico e Galardões em parceria com a Quercus;
  • Inovação Mundial: o programa Green Grease é uma solução de economia circular pioneira;
  • Menor Impacto Ambiental: a sua empresa pode contribuir para a produção e distribuição de detergentes e para a valorização de um resíduo.

Depois de conhecer o processo e saber as vantagens desta solução de economia circular inovadora a nível mundial, quer ser nosso parceiro?

 Junte-se à família Green Grease.



Scroll Up