Detergentes ecológicos: as vantagens EcoX

Os produtos de limpeza vivem connosco: ajudam na limpeza diária da loiça, dão limpeza e suavidade às nossas roupas, deixam o nosso quarto de banho limpo e brilhante, dão um toque de maior transparência às superfícies espelhadas e também deixam o nosso carro preparado para todos os momentos.

Apesar de nos ajudarem numa das tarefas que permitem uma maior sensação de limpeza e conforto, nem todos são amigos do nosso planeta e, consequentemente, influenciam o nosso futuro. Este aspeto deve-se ao facto de que não só a sua composição mas também o processo de produção fazerem com que os detergentes convencionais tenham impacto negativo no ambiente.

Com o objetivo de dar uma segunda vida aos óleos alimentares usados ao seguir um dos R’s – reciclar – e de resolver o impacto negativo dos produtos de limpeza convencionais, nasce a EcoXperience. Mas o que é a EcoX? Como é o seu processo de produção? Como se diferencia? Quais são as suas vantagens? Fique a saber tudo neste artigo.

O que é a EcoXperience? (ou EcoX para quem já a conhece e para quem vai ficar a conhecer depois de ler este artigo!)

Numa altura em que o impacto das nossas ações tem um custo elevado para o planeta, o que podemos fazer é adotar medidas e atitudes mais sustentáveis no nosso dia-a-dia. Reciclar, Reduzir, Recusar, Reutilizar e Repensar são os 5R’s da sustentabilidade. E por que não começar pelo uso de detergentes ecológicos produzidos com o aproveitamento de um resíduo?

A EcoX pode ser o poder da limpeza e do conforto na sua vida, com soluções inovadoras e sustentáveis através da valorização de desperdícios: é a primeira empresa a nível mundial a produzir detergentes ecológicos feitos a partir de desperdícios – do óleo alimentar usado – usando uma tecnologia que tem por base a economia circular.

São produzidos a partir de matérias-primas de origem vegetal o que faz com que sejam altamente naturais e biodegradáveis. A sua degradação ocorre em duas fases: 60% ocorre em menos de 24h00 devido à ausência de cadeias carbonatadas complexas os restantes 40% decompõem-se em poucos dias após a utilização.

Como são produzidos os detergentes ecológicos EcoX?

Num ano, cerca de 35 mil toneladas de óleo alimentar usado vão para o esgoto em Portugal e as ETARS gastam cerca de 300 milhões de euros para o remover das águas. Este é um resíduo que tem vários impactos nas nossas casas, rede pública, meio aquático, nos solos e no clima.

O modelo de produção da EcoX soluciona dois problemas: as consequências negativas do óleo alimentar usado e o impacto dos detergentes convencionais. Reduz em cerca de 50% o desperdício de matéria ativa virgem e ainda evita a extração de matérias-primas e a sua separação assim como o armazenamento e distribuição (e os custos de transporte que todos estes processos têm).

Gráfico do processo de produção dos detergentes ecológicos EcoX

Detergentes ecológicos: as vantagens EcoX

Através da economia circular a EcoXperience caminha em direção a um futuro mais sustentável com a produção de detergentes ecológicos o que, por consequência, faz com que as vantagens EcoX também sejam várias. Conheça o que a EcoX faz de diferente:

As vantagens EcoX em pessoas e números

A EcoX já conta com uma rede de lojas de Norte e Sul do país, passando também por Espanha. A utilização de detergentes ecológicos permitiu reduzir significativamente não só o desperdício de óleo alimentar como também a diminuição do descarte de embalagens de plástico através da reutilização das mesmas.

Com o programa de economia circular Green Grease, iniciativa destinada ao setor profissional que permite às empresas darem uma nova vida aos resíduos que produzem e receberem produto de primeira necessidade (detergentes ecológicos), também vários são os parceiros que permitem cada vez mais a diminuição da pegada ecológica.Ícones com as vantagens EcoX na diminuição da contaminação da água, do uso de embalagens e o número de parceiros EcoX e Green Grease

 

São várias as vantagens EcoX não só para o uso doméstico como também para o setor profissional. E até para o educativo! A inovação e a consciência ambiental andam de mãos dadas com a EcoX e queremos que faça parte desta mudança para que possamos cuidar do futuro juntos. Contamos consigo?



Scroll Up